quarta-feira, 3 de junho de 2009

Campeonato de Velocidade agita novamente o autódromo do Mega Space

Campeonato criado com o objetivo de exteriorizar a ânsia de amantes do automobilismo pelas competições oficiais, balançou o Mega Space no final de semana.

A disputa que teve início no dia 28 de fevereiro no Mega Space, em Santa Luzia, passou por mais duas etapas no dia 24 de maio. Os 22 participantes, divididos nas categorias força livre, turismo 1600 graduados e novatos, disputaram a terceira e a quarta etapa em uma dupla de baterias de 20 voltas.
Leonardo Mallaco, piloto graduado da categoria 1600Na categoria Turismo 1600, o campeonato teve um grid de 19 veículos, dentre eles, o piloto graduado Leonardo Mallaco que aos seus 24 anos participa pela segunda vez do Campeonato Mineiro de Velocidade. Ele ocupa a posição quinta de largada e espera se classificar entre os três primeiros. Cláudio
Roscoe também disputa pela categoria Turismo 1600 graduados e espera ficar entre os cinco primeiros colocados. Os dois pilotos além de participarem do Campeonato Mineiro também disputam em outros estados e em outras categorias.
A largada foi unificada com as três categorias e suas posições foram definidas pelos tempos de cada veículo na sua corrida de apresentação (volta dada antes do início da disputa que define a posição de cada um na largada).
A prova iniciou-se às 11h00min hora, com manobras emocionantes começo ao fim. Na primeira bateria Wilton Pena se saiu melhor e alcançou a primeira colocação na categoria turismo 1600 graduado. A primeira bateria foi tranqüila, embora nos instantes finais o óleo vazado por um dos veículos tenha deixado a pista escorregadia, uma vez que numa pista com curvas acentuados o piloto deve ser habilidoso para não derrapar e colidir com os outros veículos.
Na segunda bateria a disputa foi acirrada. Muitos carros se envolveram em acidentes. Com tantas colisões a prova terminou com o Safety Car (carro de socorro) em pista. Leonardo Mallaco recebeu a bandeirada com a penalidade de permanecer por dez segundos na cabine (stop) após extrapolar a pista, derrubar os cones e quase colidir com o Safety Car. Miguel Mallaco largou em primeiro lugar com seu protótipo, fez uma corrida sem erros e permaneceu assim até o final. Na categoria turismo 1600. Wilton Pena se manteve na primeira posição. O piloto que começou sua carreira aos 13 anos de idade em kart, foi campeão do campeonato em 2007 e aos seus 28 anos espera levar, neste ano, mais um troféu do Mineiro de Velocidade “O meu pai corria no Campeonato carioca e isso me incentivou a correr desde cedo. Espero levar mais este troféu pra casa nesse ano”, diz ele.

O Público
Embora seja um evento estadual o Campeonato Mineiro de Velocidade não possui um grande público. Renato Eustáquio, mecânico de 21 anos, frequenta o evento desde o início “ Eu amo carro e por trabalhar com mecânica venho ao campeonato porque acho bacana e de muita adrenalina”.
Uma das organizadoras do evento e funcionária do Mega Space, Maria Aparecida diz que o retorno financeiro não é significativo e, completa “O público não tem crescido, talvez porque o mineiro ainda não gosta muito de carros e de velocidade além de ser muito leigo à respeito do assunto. Ela ainda anuncia que os organizadores tem planos para uma expansão do Campeonato e um possível aumento do público. Já nas próximas etapas o evento terá um desfile de Drifit com o intuito de chamar a atenção e despertar a curiosidade das pessoas para comparecerem ao evento. Para Gisele Calixto, diretora do Mega Space, as novidades irão demonstrar ao público o quanto o evento é interessante “ O brasileiro não tem uma cultura de automobilismo, falta o povo conhecer”, argumenta a diretora.
Cláudio Alvarenga Diretor de Prova do FMAO diretor de prova da Federação Mineira de Automobilismo (FMA), Cláudio Alvarenga, acredita que a FMA tem tomado providências para que haja um crescimento, não só do público, mas também no número de competidores “Além de aumentar a competitividade entre os participantes com o acréscimo de uma etapa no calendário e a adoção de um sistema de rodada dupla, a Federação baixou o preço da Carteira. A Cédula Desportiva Nacional no ano passado custava R$ 540,
atualmente custa R$ 280”. Cláudio Alvarenga argumenta que não é por falta de divulgação que o evento não tem contado com um grande público, pois a divulgação é feita em rádio, no Motorday, na Revista da CBA ( revista que faz a divulgação de todo esporte automobilístico), dentre outros veículos. Para ele o automobilismo tem um desprestígio grandioso em Minas Gerais.
Contrariamente o piloto Leonardo Mallaco acredita que a falta de público se deve à deficiência na divulgação e de patrocínio “ Os pilotos tem poucos patrocinadores e o evento é pouco divulgado pela federação”. O piloto possui uma equipe própria.

O Autódromo
O autódromo do Mega Space é o primeiro circuito permanente de velocidade do estado. O espaço nasceu em 2003 e no ano de 2007 trouxe pelo primeiro ano o Campeonato Mineiro de Velocidade.
Protótipo do piloto Miguel Mallaco na cabine de espera.A pista desenhada pelo piloto e empresário Miguel Mallaco, tem 1.474 metros de extensão e largada que varia entre 12 e 16 metros. O autódromo privilegia o piloto com trechos técnicos e com curvas que exigem um alto grau de concentração

Os resultados da prova bem como os vídeos do evento podem ser encontrados no portal do Mega Space: http://www.megaspace.com.br/. A quinta e sexta etapas do Campeonato Mineiro de Velocidade. Acontecem também no Mega Space, nos dias 13 e 14 de junho.


Repórteres:
Caroline Fátima
Paula Tavares
Suzana Costa
Tamires Fátima

Nenhum comentário:

Postar um comentário